O Código 7-5-3

Não me lembro exatamente quando, e talvez tenha influência dos filmes ou desenhos de artes marciais que assisti, mas desde a adolescência eu alimentava uma admiração por boa parte dos esportes orientais.

Considerando esse interesse como uma sementinha, em 2018 tive a oportunidade de conhecer o jiu-jitsu, de graça, por meio de um projeto social. Dei meus primeiros passos e me tornei faixa azul, segundo degrau de graduação do esporte. Durante minha jornada para me aperfeiçoar no esporte, tenho acompanhado pessoas de referência e aprendido muito mais que técnicas para um bom desempenho no esporte, mas tenho aprendido sobre mentalidade e estilo de vida, e é aí que entra o código da felicidade (código 7-5-3).

Se trata de uma filosofia que surgiu no contexto oriental das artes marciais e da vida guerreira baseado na Cultura Samurai. Conta a história que esse código fez parte, direta ou indiretamente, de todas as civilizações guerreiras, que entendiam a necessidade de parâmetros para uma vida plena.

 7-5-3 Code (ou Código 7-5-3) refere-se à:

  • 7 virtudes do guerreiro, presente no Bushido,
  • 5 chaves para a saúde
  • 3 estados da mente

Na atualidade é conhecido como um estilo de vida, uma abordagem que nos ajuda a viver uma vida mais equilibrada, física, emocional e mentalmente.

No Brasil essa filosofia de vida foi difundida pelos irmãos Valentes, praticantes de jiu-jitsu, discípulos do mestre Hélio Gracie (responsável e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido como Jiu-jitsu brasileiro) com o intuito de preservar a filosofia da arte marcial.

As 7 virtudes do guerreiro são:
GI – Justiça e Moralidade
REI – Polidez e Cortesia, Amabilidade
YUU – Coragem, Bravura Heroica
MEIYO – Honra e Glória
JIN – Compaixão, Benevolência
MAKOTO – Sinceridade, Honestidade
CHUU – Dever e Lealdade

5 chaves para a saúde:

  1. Nutrição Racional – Alimentação Saudável e Balanceada.
    Como regra geral, evitando: Açúcar, Sal, Farinha de Trigo, Leite pasteurizado.
    A Nutrição Racional também envolve o “alimento da alma”, como bons pensamentos, boas leituras, boas conversas, etc.
  2. Exercícios Sensatos – As Atividades Físicas são extremamente importantes para a saúde, mas devem ser executadas com cuidado. Conheça e Respeite seus limites.
  3. Descanso Eficiente – Começa com uma boa noite de sono e com pausas estratégicas entre as atividades. A Qualidade do Descanso é mais importante do que o tempo. Aqui também inclui respeitar seu período de férias.
  4. Higiene – Tanto física quanto mental.
  5. Atitude Mental Positiva – Como você decide enxergar as circunstâncias.
    Não se trata de mentir para si mesmo ou enganar-se, mas de como você pode se capacitar para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Os 3 Estados Mentais

 Zanshin

É o Aqui e Agora. É traduzido como “Restante Espírito” ou O espírito que Permanece, que continua.

É um estado de Foco antes, durante e depois da execução de uma tarefa ou atividade. Como um estado de prontidão constante, Zanshin faz com que você permaneça conectado com aquilo que realizou, com o espaço e com o tempo.

MuShin

Significa “Mente sem Mente”. É a Mente como um espelho, que apenas reflete, mas não julga. representa um estado mental sem Medos, Ansiedade, Desejos ou Raiva.

É Representado por um lago que reflete claramente o que o cerca quando suas águas estão calmas, mas as imagens são obscurecidas quando suas águas são agitadas. É o que chamo de “Estado de Montanha“.

Fudoshin

Significa “Mente imóvel”. É a Mente que atendeu todos os desafios da vida e alcançou a serenidade. É uma estabilidade física e mental.

Pode ser visto como o estado de máxima resiliência e é representado por uma Rocha que recebe insultos sem se mover, um rio que recebe golpes e continua seu fluxo ou os galhos flexíveis de uma arvore, que aceita a tempestade ou a nevasca, sem se quebrar.

É a Calma e a Paz no olho do Furacão.

Nem todo praticante de jiu-jitsu brasileiro vai trazer essa mentalidade como estilo de vida, seja por escolha pessoal ou por influência da sua formação no esporte (infelizmente nem todos ensinam boa conduta e filosofia de aperfeiçoamento moral e ético nas academias).

Você não precisa ser praticante de jiu-jitsu para viver esse estilo de vida, basta refletir suas ações dentro desses ensinamentos e ir se aperfeiçoando.

É uma filosofia que acredito e busco viver (considero complementar aos meus princípios), acho importante compartilhar coisas boas e boas experiências para ajudar (quem sabe 1%) na qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *